Dia Mundial do Meio Ambiente: práticas que estão mudando o planeta!

No último dia 5 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituída pelas Nações Unidas em 1972, a data está cada vez mais em voga e o motivo é simples: precisamos agir para que os efeitos das mudanças climáticas sejam mais brandos, preservando a fauna e a flora do planeta.

A boa notícia é que empresas, governos e pessoas estão tomando providências para mitigar a mudança climática e tornar o mundo mais sustentável. Conheça algumas práticas e ponha a mão na massa (ou na terra) você também para ficar em dia com o meio ambiente:

Energia Limpa

A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases poluentes na atmosfera. Eles são produzidos basicamente pela queima de combustíveis fósseis, como os derivados de petróleo. Cientes de que isso é ruim para todos, muitas empresas estão reduzindo suas emissões trocando a fonte de sua energia, de sujas, por limpas. Um grupo de cem delas, por exemplo, assumiu o compromisso de usar apenas eletricidade de fonte renovável em sua produção.

Coberturas Verdes 

Outra forma de diminuir o consumo de energia é reduzindo o uso de ar condicionado – seja para resfriar, seja para aquecer o ambiente interno. Algumas empresas e indivíduos têm adotado uma prática interessante: instalar jardins em seus telhados. A cobertura verde, além de bonita, deixa a temperatura mais homogênea. De quebra, as plantas absorvem poluição, deixando o ar mais limpo. Uma boa ideia para grandes cidades, não? Em Recife (PE), por exemplo, desde 2015 há uma lei que obriga todo novo prédio com mais de quatro andares e área superior a 500 m² a ter teto vegetal.

Reciclagem

O desperdício, seja ele de materiais ou de energia, é enorme nas grandes cidades, por isso vale reaproveitar sempre que possível. Diversas cidades instituíram programas de reciclagem nos últimos anos – de acordo com a ONG Cempre – Compromisso Empresarial pela Reciclagem, 927 municípios brasileiros já tinham programa de coleta seletiva em 2014. 

A prática é importante por economizar energia e materiais. Segundo a ONG WWF, a reciclagem de uma tonelada evita o corte de ao menos trinta árvores. Além disso, uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (tipo de sal utilizado na fabricação) e reduz em 50% o consumo de água para produzir a mesma quantidade do material.

Atitudes Individuais

Claro, não apenas governos e empresas precisam mudar de atitude e se tornarem sustentáveis. A participação de cada um é necessária. Que tal iniciar alguma ação em prol do meio ambiente? Veja algumas sugestões:

  • Organize campanhas de reciclagem em sua empresa

  • Reaproveite materiais em casa e na companhia

  • Conscientize-se (Este site, por exemplo, publica diversas notícias e informações sobre meio ambiente e atitudes sustentáveis.)

  • Evite desperdício de energia usando lâmpadas frias e desligando tudo o que não estiver sendo utilizado.