Páscoa: Muito mais que uma data comemorativa!

Que tal neste ano  pôr em prática a vida nova que podemos gerar para nós e para os outros, independentemente da sua religião (ou até se tem uma)?

Muito mais que chocolates, missa, culto e família reunida, este pode ser um momento para resignificarmos nossas vidas e entendermos que ela só faz sentido quando atuamos em prol de todos. Quando a nossa vida e a do próximo se cruzam, a humanidade que existe em nós se potencializa!

Nesse momento, onde a pandemia nos aproximou do outro mostrando a nossa interdependência, e nos distanciou para garantirmos a sobrevivência da espécie, é hora de nos perguntarmos: Como fazer a Páscoa acontecer em 2021?

E é com este pensamento que quero dividir com você um exemplo de uma empresa que vi alguns anos atrás, quando ainda podíamos estar juntos, atuando bem nessa época em uma escola pública com alunos do ensino médio.  

Era uma tarde normal de final de verão, e o comitê de voluntários daquela empresa foi até a escola, onde sempre realizavam ações sociais, para descobrir que tipo de apoio poderiam prestar durante a Páscoa. Surpresos, ouviram da diretora que naquele momento, o seu maior desafio estava sendo  manter a disciplina de seus alunos, principalmente durante os intervalos. 

Então nada de ovos? Nope!

Os voluntários dessa empresa se desafiaram a pensar fora da caixa, atendendo ao pedido da diretora, e foi aí que tiveram a ideia de ensinar jogos de tabuleiro e promover um campeonato durante a páscoa! Sim, você leu direito. O coelhinho iria trazer um campeonato de jogos de tabuleiro!!! E não eram peças comestíveis de chocolate rsrsrss. 

Havia muitos voluntários com medo de, em um mundo onde a tecnologia impera, ser uma furada chegarem com uma atividade tão analógica. Alguns poucos achando que poderiam até levar pancadas de tabuleiro na cabeça! rs 

Mas o fato é que entre eles havia quem tivesse aprendido a pensar melhor depois que um tio lhe ensinou Xadrez, e outro que deixou de brigar com os primos quando foram apresentados ao Ludo. 


Então, vamos aos 5 passos iniciais desses coelhinhos corajosos e inovadores: 

1o - eles selecionaram os jogos que seriam abordados, tomando por base  os voluntários dispostos a participar da ação e que soubessem ou quisessem aprender as regras dos jogos;

2o - em seguida, arrecadaram jogos (novos ou em bom estado) para utilizarem durante a ação;

3o - criaram o formato de divulgação dos jogos, com grupos de voluntários agrupados por tipo de jogo,  e criaram um campeonato para ser aplicado em seguida de forma rápida e com regras claras e simples;

4o - agendaram com a diretoria o dia da 1a intervenção;

5o - e, foram finalmente se encontrar com os alunos!

E aí uma mágica aconteceu… Ao o final do campeonato, os alunos perguntaram aos voluntários se poderiam ficar com os jogos e repetir a ação no dia seguinte <3. 

Sim!!! Sucesso! Os tais “indisciplinados” curtiram muito a competição e queriam mais!

E foi aí que nasceu o campeonato de tabuleiros da escola, organizado e mantido pela equipe disciplinar, com site de inscrição e ranking criado pelos alunos, que ao longo do tempo começaram até a se inscrever em campeonatos… e a ganhar!

Fantástico não? Pois é, sua páscoa pode ser doce e feliz, mesmo que sem chocolate. Principalmente se você executar uma escuta empática e entregar aquilo que a OS com que trabalha precisa. 

Ficou empolgado? Quer mais ideias?

Veja estas ações do passado que remodelamos para este momento de pandemia:

  • Histórias de Recomeço 

Aproveite o momento, e em uma sessão online, peça para os beneficiados da instituição compartilharem um momento de renascimento, de recomeço em suas vidas. Esta partilha aproxima e melhora o clima da OS, pois ao final, mesmo nas histórias tristes, sempre há o que se agradecer. Mas e se esta modalidade não for possível? Então, você e outros voluntários, podem gravar um vídeo ou podcast com os seus depoimentos e enviar para que os beneficiados ouçam e se inspirem a compartilhar entre eles as suas. 

Ou ainda, vocês podem promover esta troca de histórias por meio de cartas! Que te parece?

Veja, caminho seguro e transformador sempre há. Você e a Instituição só precisam escolher o que melhor se encaixa para vocês. ;-)

  • Chocolate do Bem  

Já essa ação, você e seus amigos irão realizar em casa. Juntos em uma sessão online, ou cada um no seu tempo, produzirão ovos de páscoa com todo o carinho e colocarão um recadinho dentro, para que os beneficiados recebam também seu amor! E aí? É seu perfil esta atividade de festa culinária afetiva?

  • Oficina de Coelhinhos 

Em aula online, ou em vídeo gravado, você pode ensinar as crianças a criarem um coelhinho da páscoa com materiais recicláveis. Em uma atividade dois em um, de um modo lúdico, você ainda vai ensinar os pequenos a cuidarem da natureza e se divertirem com o que antes era chamado de lixo!

Legal né? 

Bom, é isso! Esperamos ter inspirado você a fazer desta páscoa um momento de resgate ou renascimento do seu melhor, te lembrando do seu poder transformador. 

Seja como gestor de um programa de voluntariado, ou como voluntário, é hora de agirmos!

Então, me despeço desejando uma Feliz Páscoa Social para você e sua família, em casa, na empresa e na Instituição! 

Que todos vivenciem a vida nova que o voluntariado proporciona!


Diretora de Relacionamento do V2V

Responsabilidade Social Azul